O México e as tortillas


Há uns anos (leia-se muitos) fui ao México e foi uma viagem cheia de cultura. Uma das maiores lembranças prende-se com a enorme diferença a nível de alimentação. Sou um bom garfo e gosto de experimentar coisas novas, mas com alguam segurança! Vá, não como insectos e essas coisas!
No México, a base de preparação para uma grande varieade dos seus pratos são as tortillas básicas.


A tortilla é a base da cozinha do México. Mas eles nunca comem tortilla, quer dizer eles comem muitas vezes masnunca a chamam de torrtilla. A explicação? Dependendo da maneira como é preparada (dobrada, enrolada, aberta, fechada, cortada ou recheada) ela muda de nome. E a variedade de preparação é enorme, o que explica porque tanta gente faz confusão entre tacos, burritos, enchiladas, quesadillas, sapes, sincronisados. São todos tão iguais e tão diferentes, cada um com o seu molho, o seu tipo de chile, as suas cores e o seu recheio.
Todas estas receitas começam com uma tortilla, sempre redonda e feita de farinha de milho, ou de trigo. 
Querem experimentar? Arrisca-te!

Receita:

Ingredientes (8 a 12 tortillas)
280 g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
60 g de gordura vegetal
12 cl de água morna

Mistura a farinha e o sal numa tigela média. Esfarela a gordura na farinha com as pontas dos dedos até a mistura ganhar uma textura fina. Adiciona a água até que forme uma massa. Trabalha a massa numa superfície polvilhada com farinha durante 2 a 3 minutos, até que esteja macia e elástica. Embrulha a massa num saco de plástico. Deixa repousar durante 30 minutos à temperatura ambiente.Trabalha a massa várias vezes. Divide a massa em 8 porções iguais para fazer tortilhas de 25 cm ou em 12 porções para fazer tortilhas de 20 cm. Forma bolas com cada porção da massa e cobre com plástico para evitar que sequem.
Usa um rolo da massa para esticar cada porção numa superfície polvilhada com farinha, virando-as frequentemente, num círculo de 20 ou 25 cm. Empilha as tortilhas colocando entre cada uma papel vegetal de cozinha. Aquece uma frigideira grande em lume médio-forte. (Para verificar se está suficientemente
quente, salpica um pouco de água na frigideira, a águadeve dançar de um lado para o outro.) Coloca 1 tortilha de cada vez na frigideira; cozinha durante 20 a 30 segundos até que o lado de cima da tortilha esteja com bolhas e a parte de baixo manchada com pontos de queimado. Vira a tortilha para o outro lado. Quando o lado de cima mostrar bolhas, achate-as gentilmente com uma espátula. Retira a tortilha e coloca-a sobre uma folha de papel de alumínio.Repete o mesmo processo com o resto das tortilhas. Se a frigideira ficar quente demais reduz o lume para evitar que as tortilhas se queimem. Coloca-as umas sobre as outras. Usa-as imediatamente ou embrulha-as em papel de alumínio e coloca-as no forno à temperatura de 120ºC durante 30 minutos. As tortilhas devem ser usadas frescas, mas podem ser guardadas embrulhadas em alumínio no frigorífico até 3 dias ou congeladas até 2semanas. Reaquece as tortilhas no forno à temperatura de 180ºC durante 10 minutos antes de servir.

E agora, que já tens as tortillas? Faz uns belos tacos mexicanos.


Guacamole:
2 tomates médios sem sementes
1 malagueta verde
1/2 ramo de coentros
1 abacate médio
1 cebola média picada
Sumo de 1 limão médio
3 colheres de sopa de azeite
Sal (q.b.)

Chilli:
600 g de carne de porco cozida
250 g de alcatra cozida
1 colher de chá de óleo
2 cebolas médias fatiadas
3 fatias médias de bacon em pedaços pequenos
2 tomates médios, sem pele e sem sementes, picados
1 colher de sopa de chilli em pó
1 chávena de chá de feijão em conserva
6 folhas de alface picadas finamente
4 colheres de sopa de natas
Sumo de limão


Guacamole:Pica os tomates em cubos pequenos. Abre a malagueta ao meio, tira as sementes com os filamentos brancos e pica-as em pedaços bem pequenos. Pica finamente as folhas de coentro e reserva. Descasca o abacate, retira o caroço e coloca a polpa num prato fundo. Desfaz com um garfo, deixando alguns pedaços e rega com o sumo de limão. Junta o tomate, a malagueta, os coentros, a cebola, o azeite e o sal e misture.

Chilli:Desfia as carnes e reserva. Aquece o óleo numa panela e refoga a cebola e o bacon. Junta a carne, os tomates e 4 colheres de sopa de água. Incorpore o chilli e cozinhe em lume brando, mexendo de vez em quando, até a carne dourar e não restar líquido. Retira e reserva. Coloca o feijão noutra panela e cozinha, mexendo com vigor até obteres uma pasta. Reserva. Misture as natas com um pouco de sumo de limão. Bate na liquidificadora.

Bom apetite!

Read Users' Comments (0)

0 Response to "O México e as tortillas"

Enviar um comentário